Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e Celepar apresentam Carteira do Autista nesta quarta-feira
6 de maio de 2020
Informação em tempo real de resultados de exames laboratoriais segue para sanção
12 de maio de 2020

Deputado Everton apresenta requerimento para implantação de audiodescrição nas transmissões das Sessões Plenárias

A audiodescrição é um elemento fundamental para possibilitar a compreensão completa de conteúdos audiovisuais por pessoas com deficiência visual. Ela consiste numa narração integrada ao som original, contendo descrições de ações, elementos visuais, como roupas, pessoas, expressões e cenários, além de outras informações relevantes.

Amparado na Lei Federal 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência, Deputado Estadual Subtenente Everton, apresentou nesta semana (05/05) requerimento à Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) para estudos de viabilidade e implantação do recurso de audiodescrição nas transmissões das Sessões Plenárias.

O Deputado Subtenente Everton destaca que a iniciativa visa ampliar a inclusão social na ALEP. “Partimos do princípio do direito à igualdade para todos e o dever da inclusão social das pessoas com deficiência. Uma Assembleia acessível é de importância fundamental, pois permite que os deficientes visuais sejam integrados na totalidade, permitindo acompanhar as sessões, audiências e demais atividades promovidas pelo Poder Legislativo, especialmente a partir deste momento em que a TV Assembleia realizou pela primeira, em 166 anos, sua transmissão ao vivo”, diz.

O canal aberto da TV Assembleia, que faz parte da Rede Legislativa de Rádio e TV, utiliza o recurso digital da multiprogramação, que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes. Dessa forma, é possível transmitir ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações da TV Senado no canal 20.1, da TV Assembleia no canal 20.2, da TV Câmara, no canal 20.3 e o canal 20.4 está disponível para a Câmara Municipal de Curitiba.

 

 

 

.