Deputado Subtenente Everton promove live com João Batista, presidente do CBCP
5 de outubro de 2020
Aprovado Dia Estadual do Veterano das Forças Armadas do Brasil
8 de outubro de 2020

Em live, João Batista comenta os desafios do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos

O Deputado Estadual Subtenente Everton promoveu live com o presidente do Comitê Brasileiro de Clubes (CBCP), João Batista Carvalho e Silva nesta terça-feira (06). Na entrevista, João Batista, iniciou lembrando sobre a época em que foi presidente do Comitê Paralímpico de Clubes, em 1995, o apoio que o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, Pelé, prestou para o CPB, quando foi Ministro Especial do Esporte e os objetivos do CBCP.

João é casado com a médica neurologista Tânia Rodrigues. Foi através dela que ele começou a se identificar com a causa das pessoas com deficiência. Na conversa, João contou que sua esposa teve poliomielite quando criança. “Eu me casei em 1978 com uma pessoa com deficiência. Minha mulher teve poliomielite quando começava a andar, e isso foi em um período de surto de poliomielite no Brasil inteiro. Este vírus deixou minha mulher sem os movimentos dos membros inferiores e superiores, comprometeu o aparelho respiratório, e ela ficou 13 dias em um pulmão de asso, num pulmão que na década de 50 respirava pelas pessoas e quis Deus que ela pudesse respirar depois de 13 dias”, comentou emocionado João Batista sobre sua esposa. Na live, o presidente do CBCP também explicou que foi criador do futebol de amputados no Brasil.

Em 2001, ele ajudou a construir a sede própria da ANDEF (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O centro de treinamento tem hotelaria, cozinha, uma quadra, piscinas de 25 e 200 metros, campo de futebol e serviço de reabilitação. Em 1995 João Batista foi o primeiro presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro. Sobre esta época, ele comentou a importância do Pelé quando era Ministro do Esporte para o CPB. “Em 95 quando criamos o Comitê Paralímpico Brasileiro tive a graça de Deus de me encontrar com o Pelé. Ele foi Ministro do Esporte e uma pessoa importante para o desenvolvimento de ações esportivas para todos, inclusive as pessoas com deficiência”, disse o ex-presidente do CPB. Ele ficou no Comitê Paralímpico Brasileiro até 2001 e foi responsável pela organização da Delegação Brasileira das Paralimpíadas de Sydney, na Austrália em 2000. Ele também comentou que no mesmo ano tiveram várias leis sancionadas referentes a acessibilidade, por conta do apoio do paradesporto. A Lei 10048, que dá prioridade de atendimento as pessoas com deficiência e a Lei 10098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

A criação do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) ocorreu em 07 de julho de 2020. O principal objetivo deste Comitê é ajudar as instituições afim de que ofereçam atividades paradesportivas, para formar atletas com deficiência, desde sua base até o rendimento. “Pretendo realizar um trabalho com os atletas para que se não chegarem ao pódio da medalha, que ao menos eles possam chegar também ao pódio da vida, então é isso que me motiva. Daremos apoio para nossas instituições e clubes tenham condições administrativa e de gestão para receber os recursos para o desenvolvimento do paradesporto nacional”, declarou João Batista Carvalho e Silva. Nessa live, o Deputado Estadual Subtenente Everton comentou alguns projetos que pretende fazer em prol do paradesporto no Estado do Paraná. “A nossa proposta é construir em diversas cidades do Estado ginásios para pessoas com deficiência e criar um centro multiterapêutico que tenha fisioterapia, psicologia e terapeuta ocupacional”, esclareceu o parlamentar, agradecendo a presença do João Batista pela sua determinação e entusiasmo pelo movimento paralímpico.

Aqui, neste link, você tem acesso a entrevista completa no Canal do Youtube

Contato por WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support