Mandato do Deputado Subtenente Everton visita APACD
9 de outubro de 2020
Aprovado projeto que prevê prazo de validade indeterminado para laudo de comprovação do autismo
14 de outubro de 2020

Mandato do Deputado Subtenente Everton visita Assarte

No início deste mês, o mandato do Deputado Estadual Subtenente Everton esteve representado pelo assessor Gabriel Felipe Fonseca em visita a Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa (Assarte). O assessor conversou com a diretora Marília Weiber. A presidente da instituição é Beatriz de Sousa. A associação existe desde 1985, e no seu início, os alunos realizavam trabalhos artesanais e nos dias de hoje a instituição funciona como escola de educação especial. Vale lembrar que instituição atende estudantes a partir de 16 anos através do Educação de Jovens e Adultos (EJAS) e o ´Centro Dia´ oferece atividades de artesanato para adultos acima de 18 anos. O atendimento da instituição é destinado à pessoas com deficiência intelectual.

Na Assarte, os alunos produzem marcenaria, cestaria com jornal, bordados e produtos com crochê. A diretora Marília Weiber explica sobre os atendimentos da instituição. “No Educação de Jovens e Adultos (EJA) o aluno fica duas horas em atividades pedagógicas e mais duas horas nas atividades de artesanato. Então, essas oficinas trabalham conforme o gosto e o interesse de cada aluno, até mesmo para que eles possam ajudar em casa e estar participando da sociedade como um todo”, enfatizou Marília. Portanto, cabe ressaltar que os estudantes do 1º ao 5º ano frequentam a Associação por quatro horas. Os artesanatos produzidos pelos alunos são vendidos pela instituição e a renda é revertida em materiais para eles trabalharem, pois a instituição não recebe verba para material de trabalho.

A Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa atende 104 alunos e recebe convênios do Município e do Estado. De acordo com a diretora da instituição, a principal demanda é por recursos para reforma e ampliação do espaço da Assarte. “Nós estamos com uma reforma enorme aqui na escola para melhorar o acolhimento do nosso usuário do Centro Dia e os nossos alunos, então todas as demandas e toda doação sempre será bem vinda”, afirmou Marília Weiber. Por causa da pandemia do coronavírus, os professores gravam vídeos das aulas e enviam para os alunos por WhatsApp e a instituição entrega apostilas nas casas dos estudantes. Na visita, o assessor parlamentar explicou sobre vários projetos em prol das pessoas com deficiência realizadas pelo Deputado Subtenente Everton e colocou o trabalho do mandato a disposição apoiar a Assarte.

 

Se você deseja conhecer e apoiar:
Assarte – Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa
Telefone: (42) 3224-9017
Rua Pref. Brásílio Ribas, 775 – São José
Ponta Grossa – Paraná
Na internet: http://www.assarte.org.br/

Contato por WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support