Comitê de Clubes Paralímpicos integra sistema nacional do desporto
16 de outubro de 2020
Appdf recebe assessor do Deputado Subtenente Everton
19 de outubro de 2020

Mandato do Deputado Subtenente Everton visita Aproaut

Nesta semana, mandato do Deputado Estadual Subtenente Everton, representado pelo assessor Gabriel Felipe Fonseca, visitou a Associação de Proteção dos Autistas (Aproaut). A instituição muito atuante na região, possui atendimento especializado à crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O assessor conversou com a assistente social Márcia Fidelis que destacou três diferentes programas desenvolvidos, que são: a Escola de Educação Básica na modalidade especial, com 60 alunos matriculados; o Centro Dia que é o serviço socioassistencial, com 80 usuários; e a Clínica pelo SUS, atendendo 70 pacientes.

No Centro Dia os alunos são atendidos em atividades de música, artes, terapia ocupacional e integração sensorial. O atendimento clínico inclui profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia, neuropediatria e serviço social. Grande parte dos casos de pessoas com transtorno do espectro autista que a Aproaut atende tem comorbidades associadas e outras deficiências. A maioria dos alunos estão matriculados no ensino regular com o professor de Apoio Escolar. Estes estudantes frequentam a clínica ou o Centro Dia em contraturno.

A associação possui convênios com o Sistema Único de Saúde (SUS), Secretaria Estadual de Educação e do Esporte e com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais. A assistente social Márcia Fidelis destaca que a Aproaut busca ampliar seu espaço para atendimento. A instituição possui uma lista grande de espera para os atendimentos oferecidos. “Nós precisamos de um espaço físico maior, porque a lista de espera da clínica, do centro dia e da escola é grande. Nós temos uma lista de espera nos três serviços. Então, precisaríamos ter nosso espaço ampliado e a equipe também para atender uma demanda do município e região”, enfatizou Fidelis. Na visita, o assessor parlamentar apresentou os diversos projetos em prol das pessoas com deficiência desenvolvidos no gabinete do Deputado e apoio que pode ser solicitado pela Aproaut no Estado.

Contato por WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support