Inscrições abertas para o concurso Escola Acolhedora Paraná
30 de outubro de 2020
Laudo para atestar a condição de autista tem validade indeterminada no Paraná
30 de outubro de 2020

Deputado apresenta projeto de lei para ampliar os exames do teste do pezinho

Nesta semana Deputado Subtenente Everton protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei nº 616/2020, que tem como finalidade ampliar os exames do teste do pezinho, para facilitar o diagnóstico precoce de síndromes e doenças em recém-nascidos durante a triagem neonatal em maternidades e casas hospitalares estaduais. Vale lembrar que esta proposta altera o art. 1º da Lei nº 8.627, de 09 de dezembro de 1987.

Entre as doenças e síndromes incluídas na proposta, estão a síndrome de Down, hipotireoidismo congênito, toxoplasmose congênita, fibrose cística, cardiopatia, anemias, doenças renais, dentre outras doenças e deficiências. De acordo com o deputado estadual Subtenente Everton, o teste do pezinho facilita o diagnóstico precoce para que as crianças recebam os tratamentos e estimulação adequada para diversas malformações congênitas.

“Com este Projeto de Lei, as maternidades e casas hospitalares deverão ampliar o teste do pezinho para a descoberta de várias malformações congênitas, porque existem diversas doenças raras e síndromes que são genéticas e ao facilitar o diagnóstico, os recém-nascidos terão tratamento e estimulação adequada em clínicas e instituições de pessoas com deficiência, sempre com o apoio da família para que estas crianças tenham uma vida e um futuro saldável”, esclareceu o parlamentar.

Contato por WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support