No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Deputado Subtenente Everton realiza Live na Estrada
1 de dezembro de 2020
Como o ato de brincar contribui no desenvolvimento de crianças com deficiência
15 de dezembro de 2020

Pedala Paraná, o Desafio da Inclusão – Diário da Estrada

Diário de bordo! Dia 16 #oretorno #em Curitiba
O último dia do Pedala Paraná foi 𝐄𝐌𝐎𝐂𝐈N𝐀𝐍𝐓𝐄! Às sete da manhã já estávamos na 𝐑𝐨𝐝𝐨𝐯𝐢𝐚 𝐝𝐨 𝐂𝐚𝐟é em direção à Curitiba. O sentimento era de nostalgia. A cada minuto, vinha à memória os momentos que vivemos nos últimos dias; as pessoas que conhecemos e as dificuldades enfrentadas por elas; além do que vamos lutar para colocar em prática, a partir de 2021, políticas públicas que incluam socialmente as pessoas com deficiência que vivem no Paraná. Um momento que vai ser lembrado por muito tempo foi quando conhecemos Wilson Rocha, ou simplesmente, o 𝐆𝐚𝐮𝐜𝐡𝐢𝐧𝐡𝐨 𝐝𝐨 𝐏𝐞𝐝𝐚𝐥. Ele está percorrendo de 𝐁𝐈𝐂𝐈𝐂𝐋𝐄𝐓𝐀 mais de 12 mil quilômetros do Oiapoque ao Chuí, os dois extremos do Brasil. Foi um encontro que vai ficar marcado, 𝐏𝐎𝐑 𝐌𝐔𝐈𝐓𝐎 𝐓𝐄𝐌𝐏𝐎, na minha memória! Perto do meio-dia, chegamos ao nosso destino: O Parque Barigui, em Curitiba. Lá, meus filhos, alguns amigos e assessores estavam me esperando. Foi um momento mágico!   Quero aproveitar estas últimas linhas para agradecer 𝐓𝐎𝐃𝐎𝐒 que escreveram esta história conosco. Apesar das dificuldades enfrentadas, foi um prazer ter passado estes últimos dias ao lado de vocês.  Agora o momento é de finalizar as atividades legislativas deste ano, descansar ao lado da família e dos amigos e preparar o próximo 𝐃𝐄𝐒𝐀𝐅𝐈𝐎 𝐃𝐀 𝐈𝐍𝐂𝐋𝐔𝐒Ã𝐎! Vamos juntos???

 

 

Diário de bordo! Dia 15 #em Ponta Grossa
Como chegamos neste último domingo, 6 de dezembro, em Ponta Grossa, decidimos permanecer aqui nos Campos Gerais por mais um dia para visitar as instituições de PCD’S. Nossa primeira visita foi na APAE aqui do município. Cheguei no local de bicicleta acompanhado do paratleta Ageu Lauriche. Muito obrigado, Ageu, pela companhia e por acreditar no nosso trabalho. A APAE de Ponta Grossa é dirigida pela Josneide Kalempa Panazzolo. Oferece um excelente serviço à comunidade. Da APAE, seguimos para a Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa. A instituição atende cerca de 110 pessoas com múltiplas deficiências. A direção do trabalho é do Clerverson Gomes. Agora é descansar, porque nesta terça-feira, 8 de dezembro, retornaremos para Curitiba, ponto de partida e de chegada desta nossa jornada da inclusão social. Corpo já cansado, mas a sensação é de dever cumprido!

 

Diário de bordo! Dia 14 #em Ponta Grossa
Último domingo do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão foi como?!?! Foi inesquecível!! A despedida de Reserva foi já nas primeiras horas da manhã deste domingo. Às 7h da manhã, já estávamos na BR-376. Pouco mais de oitenta quilômetros pela frente. No dia anterior, havíamos combinado de encontrar alguns ciclistas a cerca de 35 km’s de Ponta Grossa, num tradicional ponto de parada dos apaixonados pelas duas rodas. Então, não podia perder tempo! A chuva deu uma trégua e a temperatura ficou amena. Combinação perfeita para acelerar! Chegamos ao ponto de encontro às 10h da manhã. Encontrei cerca de 70 pessoas – sendo que 35 de ciclistas!! Foi fantástico! Deu um ânimo e tanto para seguir até Ponta Grossa. E sabe o mais legal? Pedalamos ao lado de pessoas com deficiência. 𝐕𝐈𝐕𝐄𝐍𝐂𝐈𝐀𝐌𝐎𝐒 𝐀 𝐈𝐍𝐂𝐋𝐔𝐒Ã𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐍𝐀 𝐏𝐑Á𝐓𝐈𝐂𝐀!! E assim seguimos juntos até o Parque Ambiental, bem na região central da cidade. Mais um dia e tanto do Pedala Paraná. Aos que estiveram conosco na manhã deste domingo, meu muito obrigado! Às Instituições de PCD’s, minha gratidão eterna. E, entre tantos grupos de ciclistas, meu abraço especial ao Pedal Adventure e ao Bike Mania! Amanhã, segunda-feira, 7 de dezembro, ainda ficamos em Ponta Grossa. Iremos visitar algumas instituições e pessoas que precisam do nosso apoio. E, na terça, nosso retorno à Curitiba!

 

Diário de bordo! Dia 13 #em Ortigueira #Reserva
Décimo terceiro dia do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão. Agora é reta final!! O dia amanheceu nublado em Mauá da Serra. Encontrei com as integrantes Pedal das Comadres na beira da estrada. Pausa para uma rápida foto e seguimos em direção à Ortigueira. Tínhamos 60 quilômetros pela frente pela BR-376. Já na descida da serra o frio e a neblina tomaram conta. Mas nada que desanimasse. Percorremos juntos uns 20 km’s. Depois, tempo para uma despedida e a certeza de que, em breve, vamos nos encontrar novamente. Na sequência, segui de bike para o nosso destino. Em Ortigueira, conversei com a imprensa local sobre a proposta do projeto e, depois, seguimos para a APAE do município. No começo da tarde, fomos direto para Reserva. Aqui, encontramos, bem no portal da cidade, integrantes do grupo Pedal Reserva, professoras da educação especial e políticos da região – entre eles o prefeito eleito para a próxima gestão, Lucas Machado. E o mais legal foi que percorremos juntos algumas ruas do centro da cidade. Depois seguimos para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela APAE de Reserva. Mais um dia super especial. Amanhã, nosso destino vai ser Ponta Grossa, penúltima cidade do projeto! O domingo promete!!

 

Diário de bordo! Dia 12 #emCalifórnia #MauádaSerra #Faxinal
O dia mais movimentado e emocionante do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão. Saímos de Apucarana em direção à Califórnia pela BR-376. Trecho curto. Pouco mais de dezoito quilômetros. Às 9h da manhã, já estávamos na APAE do município. Fomos muito bem atendidos pela diretora da instituição, Márcia Parro. Logo na sequência, percorremos mais 30 kms até Mauá da Serra. E, já próximo à cidade, um dos momentos mais especiais do nosso desafio. Encontramos dezenas de ciclistas do 𝘗𝘦𝘥𝘢𝘭 𝘥𝘢𝘴 𝘊𝘰𝘮𝘢𝘥𝘳𝘦𝘴. São mães, professoras, familiares ou amigas de pessoas com deficiência que vivem no município e que levantam a nossa bandeira da inclusão social! Confesso que nem senti os quilômetros que ainda iria percorrer… porque estava ao lado delas! Ganhei até uma camisa personalizada. Foi um momento mágico! Fabiana e Ângela… quero agradecer, em nome de vocês, todas que estiveram conosco neste dia tão especial. Vai ficar guardado na minha memória por muito e muito tempo!! Uma rápida parada para o almoço e já seguimos para a Câmara Municipal de Mauá da Serra. Lá, tive a oportunidade de conversar com moradoras e moradores, com vereadores – entre eles, Leonardo Belinatti – e com a vice-prefeita Tânia Macedo sobre o trabalho que estamos desenvolvendo na Assembleia Legislativa do Paraná. E, já no fim do dia, conhecemos a APAE de Faxinal! O décimo segundo dia do Pedala Paraná foi um dos mais movimentados e produtivos dos últimos dias. Muito obrigado a todos!! Amanhã, sábado, 5 de dezembro, nosso destino vai ser Ortigueira e Reserva… Vamos juntos?

 

Diário de bordo! Dia 11 #emApucarana
O décimo primeiro dia do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão foi inesquecível. Nesta quinta-feira, 3 de dezembro, é comemorado o 𝐃𝐢𝐚 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐏𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐃𝐞𝐟𝐢𝐜𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚. E, para comemorar esta data tão importante, tivemos uma ótima companhia: Erinaldo Chagas, Secretário Nacional do Paradesporto. Uma pessoa muito especial, profissional com vasta experiência na área e, acima de tudo, um ser humano de primeira categoria!! Saímos de Londrina, por volta das seis da manhã, em direção à Arapongas! Pela frente cerca de 35 km’s pela BR-369. Começo do percurso com chuva, mas nada que assustasse. Chegamos na cidade e já fomos ao encontro de Roseli Marinhos, presidente da Associação das Pessoas Portadoras de Deficiência, a APDA. A instituição, fundada em 1992, passa por sérias dificuldades. Saímos de lá com o compromisso firmado de que vamos dar total apoio técnico e jurídico à associação. De Arapongas, seguimos por mais dezoito quilômetros até Apucarana. Aqui, a realidade da Associação dos Deficientes Físicos, a ADEFIAP, é totalmente diferente. Excelente estrutura física e com profissionais integrados pelo bem das mais de cento e cinquentas pessoas que são atendidas diariamente. Na sequência, já no fim do dia, tivemos a oportunidade de conversar com a imprensa local!  Amanhã, sexta-feira, 4 de dezembro, vamos em direção à Califórnia e à Mauá da Serra! Confesso que estou ansioso para este que vai ser o décimo segundo dia do #pedalaparana

 

Diário de bordo! Dia 10 #emLondrina
O dia mais movimentado do desafio! Como de costume, saímos cedo de Maringá. Às seis da manhã, já estávamos na PR-444 rumo à Londrina. Assim começamos nosso décimo dia do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão! Mal chegamos e já fomos ao encontro de Angelita Bonifácio, coordenadora geral do 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐭𝐨 𝐏𝐞𝐫𝐧𝐚𝐬 𝐏𝐫𝐞𝐜𝐢𝐨𝐬𝐚𝐬 que atende dezenas de atletas londrinenses em diversas modalidades – entre elas, o vôlei sentado, o basquete de cadeira de rodas e o crossfit adaptado. Um trabalho digno de exemplo a ser seguido! Tive, também, o privilégio de ter conhecido o paratleta e professor de educação física Cleuton Nunes. Um verdadeiro ícone do paradesporto nacional!! O décimo dia do nosso desafio foi super produtivo. E tenho certeza que esta próxima quinta-feira também vai ser! Estamos a caminho de Arapongas e de Apucarana. E o melhor: teremos uma companhia bem especial. Mas esta surpresa fica para amanhã!!

 

Diário de bordo! Dia 9 #emMaringá
Mais um dia de muita chuva no Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão!! Saímos de Campo Mourão com quase noventa quilômetros pela frente até Maringá. PR-317 muito movimentada desde as primeiras horas do dia. E a chuva nos fez companhia mais uma vez. Ótima companhia para nossa equipe – que fez com que o clima ficasse mais ameno – e para a lavoura do nosso Estado. O trecho tem muita subida. Aos amigos ciclistas, fica a dica: Estejam preparados. O trecho exige bastante. Chegamos ao destino já no fim da manhã. E foi aqui que tive a grata surpresa de conhecer Gustavo Rocha, campeão brasileiro de velocidade, e Gilce Côrtes, paratleta maringaense. Tive o privilégio de pedalar e de passar boa parte do dia ao lado deles. Já no fim da tarde, visitamos a Associação Norte Paranaenses de Reabilitação e a Associação Maringaense de Badminton e Parabadminton. Agora uma rápida pausa para o descanso, porque, nesta quarta-feira, seguiremos para nossa querida Londrina! E lá, tenho certeza, teremos outras boas surpresas!

 

Diário de bordo! Dia 8 #emCampoMourão
A segunda-feira começou como?? Com chuva!! Acordamos, como de costume, bem cedo. Um rápido café e, ainda em Ubiratã, fomos visitar a APAE do município. E o cenário é o mesmo: ótimas estruturas, profissionais motivados… Mas, em Ubiratã, segundo a direção da instituição, os casos de autismo crescem de forma assustadora. Em seguida, pegamos a BR-369 em direção à Campo Mourão. E a chuva nos acompanhou do começo ao fim. Mas, graças a Deus, apesar de um pneu furado, deu tudo certo!! Aqui em Campo Mourão visitamos mais duas instituições – a APAE e a Associação dos Lesados Medulares da Região Noroeste do Paraná. Amanhã, terça-feira, o destino é a nossa querida Maringá!!!!

 

Diário de bordo! Dia 7 #emUbiratã
Domingo foi dia de estrada, também! Nos despedimos da nossa querida Corbélia bem cedo – por volta das 7h da manhã – e seguimos em direção à Ubiratã. Foram cerca de 50 km’s pela BR-369. O visual, nem se fala, é maravilhoso! O calor também voltou a nos fazer companhia. Senti um pouco nos quilômetros finais. Mas, no fim da manhã, já estávamos no nosso destino. A semana vai ser bem movimentada por aqui. Na manhã desta segunda-feira, alguns compromissos em Ubiratã e já seguimos rumo à Campo Mourão. Mais um percurso de subida. Trecho mais longo: 95 quilômetros. Estamos chegando à metade do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão! E você acompanha todos os detalhes nas nossa redes sociais.

 

Diário de bordo! Dia 6 #emCorbélia
Começamos o FDS com o pé direito. Como o trecho era mais curto, aproveitamos para dormir um pouco mais à noite. Saímos de Cascavel às 7h da manhã em direção à Corbélia. Pouco mais de 36 quilômetros pela BR-369. Logo no começo da viagem, tive a grata companhia de alguns ciclistas da região que me acompanharam até nosso destino. A paisagem, mais uma vez, chamou nossa atenção. A paisagem, ao redor da rodovia, é realmente incrível! Aqui em Corbélia, visitamos a APAE da cidade. Fui recebido pela direção, pelas professoras, moradores e políticos do município. E, mais uma vez, fiquei muito feliz com o que vi. Mesmo com diversos desafios na administração destas instituições, o amor pela causa humana vem superando os obstáculos em prol de um atendimento de qualidade! Ainda temos, neste sábado, outros compromissos. Domingo é dia de descanso. Na próxima segunda-feira, nosso destino vai ser Ubiratã! E claro que a gente vai conversando sempre por aqui!

 

Diário de bordo! Dia 5 #emCascavel
Nesta sexta-feira, quinto dia de viagem, saímos de Laranjeiras do Sul às cinco horas da manhã em direção à Cascavel. Durante alguns momentos, a chuva ameaçou cair, mas seguimos viagem com a pista seca. O visual neste trecho da BR-277 é incrível! Registramos algumas cenas… e a certeza de que as belezas naturais do nosso Paraná devem ser valorizadas. Chegamos em Cascavel ainda no fim da manhã. Tempo para um rápido banho e fomos conhecer a sede da Clínica Escola do Transtorno do Espectro Autista, Na sequência, batemos um bom papo com Felipe Pavan e Ronaldo Souza, dois dos integrantes da Associação dos Paratletas do Município. Saio daqui com a certeza de que, quando o assunto é a inclusão social, avançamos, sim. Mas muito ainda precisa ser feito! Amanhã, seguimos cedo para Corbélia. Vamos juntos pela #inclusaosocial

 

Diário de bordo! Dia 4 #emLaranjeirasdoSul
O dia mais cansativo de todos do Pedala Paraná! Percorremos mais 127 quilômetros pela BR-277. Saímos às 4h da manhã de Guarapuava em direção à Laranjeiras do Sul. Tivemos, mais uma vez, a companhia do Emerson Novalski e, pela primeira vez, de Leandro Avelar. ambos são atletas do Grupo Compadres do Asfalto de Guarapuava. Duas amizades que ganho de presente nesta viagem! Percorremos juntos cerca de 75 km’s. O calor nos fez companhia desde cedo. Talvez, por isso, senti bastante este trecho. Os últimos quilômetros foram os mais desafiadores. Precisei parar algumas vezes além do planejado. Reforcei a hidratação. Mas, graças a Deus, deu tudo certo! Chegamos ao nosso destino. Seguimos direto para a APAE de Laranjeiras do Sul. Aqui, vimos uma excelente estrutura oferecida à comunidade. A instituição é dirigida pela Margarete Franco. Desenvolve um excelente trabalho. Fomos muito bem atendidos! Bem, ainda temos, nesta quinta-feira, mais alguns compromissos em Nova Laranjeiras, município vizinho. Na sequência, vou tentar descansar um pouco mais. Amanhã, a proa é para nossa querida Cascavel. Mais de 130 quilômetros pela frente… E tudo isso… é pela #inclusaosocial

 

Diário de bordo! Dia 3 #emGuarapuava
Hoje, sem dúvida, foi o dia mais desafiador da jornada. Acordamos às três da manhã. A ideia era pegar a estrada o quanto antes, já que mais de 100 quilômetros e a alta temperatura nos aguardavam. Na reta final, na BR-277, teve a Serra da Esperança. Quase dez quilômetros de uma subida bem íngreme. Foi um baita desafio, mas conseguimos… E, nesta subida, tive a grata companhia do Emerson Novalski, morador de Guarapuava, veterano do exército brasileiro e um grande ciclista. Na sequência, encontramos mais alguns integrantes do grupo Pedal&Cia também de Guarapuava! Juntos, seguimos até a cidade da região centro-sul do estado. Aqui, tive o privilégio de conhecer o Marcos, empresário, atleta amador e pai de um filho com deficiência. Uma belíssima história de amor e superação. E, logo depois, conhecemos a estrutura da Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava. Ainda temos mais alguns compromissos por aqui, mas, agora, o foco é no próximo destino: Nova Laranjeiras. Mais 127 quilômetros pela frente! Mais um novo capítulo do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão!

Diário de bordo! Dia 2 #emIrati
E chega ao fim o segundo dia Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão! Acordamos cedo nesta terça-feira. Às quatro da manhã já estávamos de pé. Tempo apenas para um café rápido e seguimos pela BR-277. Muito frio nas primeiras horas. Marcamos 12 graus na beira da estrada. Mas foi só o sol aparecer para amenizar a temperatura. Percorremos mais 70 quilômetros. Ernani, morador de Palmeira, esteve mais uma vez ao meu lado até a metade do percurso. Depois, segui sozinho rumo à Irati. Aqui, conheci a estrutura da APAE do município, instituição que tem a direção de Fernando Ricardo Amaral e Nadicler dos Santos de Souza! Amanhã, quarta-feira, 25 de novembro, vamos em direção à Guarapuava. Vão ser mais de 100 quilômetros de percurso – o mais desafiador, até então. Mas tenho certeza do sucesso deste desafio que tem o único objetivo de levantar a bandeira da #inclusaosocial!

Diário de bordo! Dia 1 #emPalmeira
Concluímos o primeiro dia do Pedala Paraná, O Desafio da Inclusão! Percorremos cerca de 80 quilômetros. Foram cerca de cinco horas de pedalada. Clima super agradável. Algumas subidas que exigiram bastante… Encontrei meu amigo Ernani que me fez companhia já no fim do trajeto. Chegamos juntos em Palmeira, nosso primeiro destino. Nossa primeira instituição visitada foi a APAE do município. Aqui, recebi da direção algumas demandas que levarei aos órgãos competentes. E tive a satisfação de conhecer, também, Sérgio Belich, prefeito eleito de Palmeira. Amanhã, terça-feira, 24 de novembro, partiremos rumo à Irati. Mais 70 quilômetros pela BR277. Nosso desafio está apenas começando! Vamos juntos?


Diário de bordo! Dia 0 #emCuritiba

Ontem, 23 de novembro, o Deputado Estadual Subtenente Everton percorreu cerca de 80 quilômetros no primeiro dia do Pedala Paraná. Às 5h da manhã, ele saiu juntamente com os assessores Bruno José e Alexandre Freire do Parque Barigui em direção ao interior do Estado.

 

Contato por WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support