Deputado Subtenente Everton se posiciona sobre o preço abusivo do arroz em supermercados
12 de setembro de 2020
Deputado Subtenente Everton promove Live Autismo – Prevenção e Tratamento
16 de setembro de 2020

Projeto que obriga hospitais do Paraná realizar exames de identificação da atrofia muscular espinhal em recém-nascidos

Deputado Estadual Subtenente Everton protocolou na Assembleia Legislativa do Paraná Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da Rede Pública e Privada de Saúde do Estado do Paraná de realizar em recém-nascidos exame destinado a identificar a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Esta atrofia faz parte das doenças raras, considerada como degenerativa, e passada de pais para filhos, interferindo na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais simples, como respirar, engolir e se mover. Os primeiros sintomas podem surgir tanto nos primeiros meses de vida quanto após os 40 anos de idade. A AME afeta aproximadamente um em cada 10 mil nascidos vivos e é a principal causa genética de morte em bebês.

O PL determina que o resultado do exame esteja registrado em carteira de vacinação ou por meio de documentos anexados que contenham o diagnóstico. Vale lembrar que a detecção deverá ocorrer por meio de teste molecular de DNA em recém-nascidos. Sobre a importância deste PL, o Deputado Estadual Subtenente Everton comenta que, “o nosso objetivo com este projeto é que as redes de saúde públicas e privadas realizem de forma obrigatória os exames de atrofia muscular espinhal nos primeiros meses de vida dos bebês, para que as famílias e instituições que atendem essas pessoas possam estimular a aprendizagem; o convívio social; a sobrevivência e o desenvolvimento saudável destas crianças”, esclarece o parlamentar.

Mais informações

Quais são os sintomas da Atrofia Muscular Espinhal (AME)?
Os neurônios motores morrem devido à falta da proteína e os pacientes vão, pouco a pouco, sentindo os sinais e sintomas da doença, que pode levar à morte. Os principais sinais e sintomas da AME são:

  • perda do controle e forças musculares;
  • incapacidade/dificuldade de movimentos e locomoção;
  • incapacidade/dificuldade de engolir;
  • incapacidade/dificuldade de segurar a cabeça;
  • incapacidade/dificuldade de respirar.

Como é feito o diagnóstico da Atrofia Muscular Espinhal (AME)?
O diagnóstico da Atrofia Muscular Espinhal (AME) é feito por um médico com base no protocolo da doença publicado pelo Ministério da Saúde no dia 22 de outubro de 2019. Os exames necessários para confirmação da doença serão solicitados pelo profissional de saúde.

Mais informações, clique aqui

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support