Programa oferece bolsas integrais a diabéticos usuários do SUS
25 de março de 2021
CCJ dá parecer favorável para PL que altera política de proteção dos direitos da pessoa com TEA
2 de abril de 2021

Visão monocular garante acesso à benefícios do INSS?

É considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, impossibilita sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, de acordo com a Lei Complementar nº 142, de 2013. Diante disso, nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.126, que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual. A Lei pode ser conferida no Diário Oficial da União, na edição do dia 23. Com isso, passa a ser garantido os mesmos direitos e benefícios que são assegurados às pessoas com deficiência. A iniciativa, segundo o governo federal, pretende promover a inclusão e facilitar o acesso destas pessoas a benefícios legais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência é reconhecida quando a pessoa possui apenas 20% ou menos de deficiência visual em um olho. Ainda não existem estimativas sobre a quantidade de pessoas com visão monocular no país. Diante disso, vamos destacar neste artigo quais são os principais benefícios que podem ser obtidos pela pessoa com visão monocular.

Decreto – O governo também estabeleceu o decreto nº 10.654, que dispõe sobre a avaliação biopsicossocial da visão monocular para fins de reconhecimento da condição de pessoa com deficiência. Então, para o reconhecimento da condição de pessoa com deficiência deve ser feita a avaliação biopsicossocial da visão monocular, conforme a classificação como deficiência sensorial, do tipo visual, o que garante o reconhecimento da condição de pessoa com deficiência. Além disso, para ter acesso aos benefícios que trataremos a seguir, é preciso que a pessoa comprove sua condição financeira e demonstre que não possui meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família. Para requerer benefícios, também não pode receber qualquer outro auxílio referente à seguridade social.

Quais benefícios posso obter?
Com o reconhecimento da condição de deficiência, o primeiro benefício que pode ser requerido por pessoas com visão monocular se trata do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é voltado à pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. Desta forma, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) garante o pagamento mensal de um salário mínimo que, em 2021, corresponde à R$ 1.100,00. Tem direito ao BPC as pessoas que possuam renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ de salário mínimo atual.

Além disso, devem se encaixar nas seguintes condições: Para a pessoa com deficiência: qualquer idade: pessoas que apresentam impedimentos de longo prazo, mínimo de 2 anos, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte. O atendimento deste serviço será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação.

 

 

 

Fonte: Rede Jornal Contábil

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support