Projeto de Lei nº 373/2021
8 de agosto de 2021
Deputado Subtenente Everton participa do lançamento do Programa Pedala Paraná
10 de agosto de 2021

Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência participa do Webinário nesta terça-feira

Nesta terça, 10, acontece o segundo dia de palestras do Webinário `Inclusão da Pessoa com Deficiência em Cena: Transformando o Conhecimento em Ação`, com o tema: `Avanços e Limites na Implementação de Políticas Públicas Nacionais para Pessoas com Deficiência`. Os palestrantes serão a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, e o Coordenador Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Naum de Mesquita Chagas. A live será transmitida às 19h pelo canal do Youtube Subtenente Everton Paraná.

As inscrições serão realizadas pelos participantes até 30 minutos antes do término do evento. O certificado terá carga horária total de 15h, e a certificação vai ser disponibilizada pela UEPG. A mediação será feita pelo Deputado Subtenente Everton, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância e também a Frente Parlamentar em Apoio e Defesa do Paradesporto na Assembleia Legislativa do Paraná.

Objetivos – A primeira palestra tem como proposta abordar as dificuldades que a Secretaria Nacional encontra para otimizar as políticas públicas em Estados e Municípios. A segunda palestra vai tratar sobre a empregabilidade da pessoa com deficiência. A garantia das vagas de emprego foi instituída pela Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991), e o direito ao trabalho consta no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Com relação a importância desses dois assuntos para a efetivação das políticas públicas de inclusão, o Deputado Estadual Subtenente Everton destaca que “a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência está implementando diversas políticas públicas voltadas a inclusão das pessoas com deficiência, e para que essas políticas públicas sejam efetivadas em todo o país, é necessário o apoio dos Estados e Municípios. E com relação a empregabilidade das pessoas com deficiência, a abordagem da segunda palestra estará relacionada a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, as soluções possíveis para aumentar a quantidade de vagas de emprego destinadas a esse público e a participação dessas pessoas no setor informal, além dos desafios que serão enfrentados no período pós-pandemia para incluir este segmento no mercado de trabalho”, enfatiza o parlamentar.

Sobre os palestrantes – Priscilla Gaspar é licenciada em Pedagogia e Letras, Mestra em Educação e Currículo na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Atuou como professora de LIBRAS da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE) onde foi integrante da equipe do Programa de Acessibilidade da Libras (Derdic) como responsável pela elaboração de conteúdos, materiais didáticos, como também na edição dos vídeos relacionados ao ensino da LIBRAS. José Naum de Mesquita Chagas é graduado em Terapia Ocupacional pela Universidade de Fortaleza (2004), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará. Também, é membro da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support