PL vai garantir isenção da taxa de inscrição para pessoas com deficiência em eventos esportivos
18 de agosto de 2021
Webinário discutirá conceitos, dados e informações sobre as pessoas com deficiência no Brasil
19 de agosto de 2021

Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância terá participação do Deputado Subtenente Everton

Nesta quinta (19) e sexta-feira (20) acontece o Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (CNJ). O evento terá transmissão do canal do CNJ no Youtube, e entre as atividades, haverá dez workshops temáticos. O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância na Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Estadual Subtenente Everton terá a função de Moderador do Workshop 4, com o tema Neurociência do Desenvolvimento, Saúde Mental, Inclusão e Determinantes Sociais da Saúde na Primeira Infância. Vale lembrar que esse workshop será na quinta-feira, com início às 14h, e previsão de encerramento às 18h.

Quem participará como relatora será a Doutora Jane Laner Cardoso. Ela é Diretora da Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul, 1982. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, 2014. Pós-doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Católica de Porto, Portugal.

Palestras – A primeira palestra do workshop será com o Doutor Jaderson Costa da Costa que apresentará o tema Neurociência do Desenvolvimento na Primeira Infância. Jaderson é Diretor do Instituto do Cérebro (INCER). Professor Titular de Neurologia da Escola de Medicina da PUC RS. Doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Dra. Iná Silva dos Santos irá abordar os Sintomas Depressivos Maternos na Linha de Base do Estudo de Avaliação do Impacto do Programa Criança Feliz. Iná é Professora de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Mestre e Doutora em Ciências Médicas, área de concentração: Epidemiologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 1995.

A terceira palestra terá a médica Marta Vieira, com o tema Detecção Precoce de Sinais de Risco ao Desenvolvimento e Capacitação Profissional a partir do Marco Legal da Primeira Infância. Vieira é Assessora Técnica da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde. Especialista em Pediatria e atuação em Neonatologia pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Médica aposentada da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

A quarta palestra também terá o mesmo tema e será realizada pela Dra. Deisy Mendes Porto. Ela é médica Psiquiatra da Infância e Adolescência. Ex-coordenadora de Saúde Mental de Santa Catarina. Preceptora do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência da residência médica de psiquiatria do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPq/SES-SC). Presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP). Secretária do Departamento de Psiquiatria da Infância da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Professora convidada do programa de pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Na sequência, palestra com a Dra. Gabriela Dal Forno Martins, que falará sobre o tema Primeira Infância e Inclusão, Desafios para o Avanço da Inclusão nas Políticas Públicas. Dal Forno é psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFSC, Doutora em Psicologia pela UFRGS, com Pós-doutorado em Educação pela PUC RS. Sócia-fundadora da Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil, Assessora Pedagógica do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre/RS e Pesquisadora colaboradora na agenda da primeira infância junto ao Lepes, USP, Ribeirão Preto.

A presidente do Saúde Criança Porto Alegre, Beatriz Regina da Fé Reis fará a sexta palestra, com o tema Atenção aos Determinantes Sociais da Saúde a partir do Plano de Ação Familiar. A sétima palestra terá o tema O futuro em Mil Dias, Ações para o Desenvolvimento de uma Cultura do Cuidado à Primeira Infância, em Francisco Beltrão (PR). As palestrantes são Caroline Machado Cortelini Conceição, que é Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Francisco Beltrão, Centro de Ciências Humanas. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/Campus Francisco Beltrão, e Roseli de Fátima Rech Pilonetto, que é Professora do curso de Pedagogia e do Programa de pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Francisco Beltrão. Graduada em Pedagogia pela Unioeste. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Crianças e Infâncias – GPECI. Orientadora do Núcleo de Estudos e Defesa da Infância e Juventude (NEDDIJ).

Cada palestra poderá ter a duração de 15 a 30 minutos. Sobre o workshop, o Deputado Estadual Subtenente Everton comenta que “é minha função no workshop mediar as palestras e promover um debate que proporcione soluções para melhoria das políticas públicas voltadas a primeira infância”, explica o parlamentar.

Para assistir o workshop, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=YvAtOsjcRpY
Para mais informações sobre o Seminário, acesse: https://www.cnj.jus.br/agendas/seminario-do-pacto-nacional-pela-primeira-infancia-regiao-sul/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support