Projeto de Lei nº 465/2021
10 de setembro de 2021
Inscrições abertas para o Corpo Auxiliar de Praças
12 de setembro de 2021

Workshop: TEA – Teoria e Prática para Inclusão

Workshop: TEA – Teoria e Prática para Inclusão

Nesta quarta, 15 de setembro, acontece a primeira aula do Workshop: “Avaliação Interdisciplinar da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Teoria e Prática para Inclusão”, com o tema Avaliação dos Riscos de Desenvolvimento de Acordo com as Diretrizes Oficiais e Científicas. O Workshop: TEA – Teoria e Prática para Inclusão será ministrado pela Professora Dra. Dayse Carla Genero Serra, com início às 20h30, no canal do Youtube Subtenente Everton Paraná.

Workshop: TEA - Teoria e Prática para Inclusão

Importância dos testes psicológicos precoce do TEA – Teoria e Prática para Inclusão

A primeira aula vai abordar a importância dos testes psicológicos que possibilitam o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista que apresentem comprovação científica. Entre os testes, existe a escala Modified Checklist for Autism in T‘Xldlers (M-chat), uma técnica feita por meio de questionário aplicável aos pais e cuidadores sem custo financeiro.

Workshop: TEA - Teoria e Prática para Inclusão

Sobre a importância em conhecer as escalas de avaliação, tema do nosso Workshop: TEA – Teoria e Prática para Inclusão, o Deputado Estadual Subtenente Everton explica que “as escalas de avaliação do transtorno do espectro autista podem contar com o apoio da família para entender os riscos de uma criança apresentar o autismo. Também, possibilitam a verificação dos diferentes níveis de autismo para que as crianças tenham o diagnóstico precoce durante os primeiros anos de vida, e na primeira aula a professora Carla Serra vai falar sobre as técnicas que se deve aplicar para ser realizado o diagnóstico do transtorno do espectro autista em crianças.”, enfatiza o parlamentar.

Sobre o Workshop: Avaliação Interdisciplinar da Pessoa com TEA

A Frente Parlamentar de Defesa da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove de setembro até novembro o Workshop “Avaliação Interdisciplinar da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: Teoria e Prática para Inclusão”.

O curso terá o total de nove aulas ministradas pela Professora Dra. Dayse Carla Genero Serra, com certificação de 18 horas e transmissão pelo canal do Youtube Subtenente Everton Paraná. Vale lembrar que as inscrições devem ser realizadas antes do término de cada evento.

Sobre a palestrante

A Profa. Dra. Dayse Carla Genero Serra possui Doutorado em Psicologia pela PUC/Rio, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC/Rio, Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e graduação em Pedagogia pela UFRJ. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia I e II. Atua principalmente nos temas autismo, inclusão, aprendizagem, família, psicopedagogia e desenvolvimento humano.

Workshop: TEA - Teoria e Prática para Inclusão

Programação do Workshop

A primeira aula do workshop será nesta quarta, 15 de setembro, com o tema ´Avaliação dos Riscos de Desenvolvimento de Acordo com as Diretrizes Oficiais e Científicas`; a segunda palestra vai ser dividida entre os dias 22 e 29 de setembro, e vai tratar sobre a `Avaliação da suspeita do TEA de zero a 44 meses – Observação e utilização de instrumentos específicos`. A terceira live terá três palestras nos dias 13, 20 e 27 de outubro com a temática `Avaliação da suspeita do TEA – 45 meses a 144 meses` e, encerrando, a última palestra acontece no dia 03 de novembro, com o tema ´Avaliação da Suspeita do TEA na Adolescência´.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support