PROESPORTE divulga a lista de projetos classificados
PROESPORTE divulga projetos classificados
13 de setembro de 2021
Webinário: Retrospectiva Histórica das Apaes do Paraná
17 de setembro de 2021

Deputado foca mandato na saúde das pessoas

A garantia e melhoria do sistema de saúde dos paranaenses é a tônica do mandato do Deputado Subtenente Everton. Neste período, o Deputado foca na saúde das pessoas, apresentando na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) diversos Projetos de Lei para melhorias dos serviços especializado de saúde, garantia do diagnóstico de doenças raras e deficiências, além dos projetos relacionados ao combate a pandemia da Covid-19.

Laudo com prazo indeterminado para Autismo

Deputado foca mandato na saúde das pessoas

Entre suas importantes Leis aprovadas, está a que determina que laudos médicos periciais para a comprovação do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em todo o Estado, terão que ser emitidos de maneira definitiva e apresentar o prazo de validade indeterminado. É o que determina a Lei nº 20.371/2020, que já está em vigor. Com a Lei, o documento poderá ser emitido observando os requisitos estabelecidos na legislação pertinente, passando a ter prazo de validade indeterminado.

Segundo o Deputado, “é injustificável a emissão de laudos com validade determinada e totalmente descabida qualquer existência de laudos atuais para a comprovação da condição de autista. Tornar o laudo sem prazo de validade facilitará a vida das pessoas com esse transtorno e também seus familiares”, e completa, “o autismo não é passageiro, mas o que pode haver com tratamentos e estimulação da família são melhorias na intensidade da manifestação. Também cabe ressaltar que a proposta acabará com a burocracia que os pais de crianças, jovens e adultos autistas enfrentam no cotidiano, porque além do autismo ser de caráter permanente, algumas situações do cotidiano, como matrículas em escolas e instituições de pessoas com deficiência ou a compra do carro com desconto para pessoas com deficiência (PCD) exigem laudo médico”, argumentou.

Deputado foca na saúde das pessoas

Deputado foca na saúde das pessoas

Combate a pandemia da Covid-19

Durante a pandemia, o Deputado apresentou diversos projetos para proporcionar mais saúde a população do Estado e assinou, em coautoria, propostas para ampliar a distribuição de vacinas em todo o Estado. O parlamentar é autor do Projeto de Lei nº 167/2020, que dispõe sobre diretrizes e medidas de saúde para o enfrentamento e intervenção imediata em situação de emergência em caso de endemias, epidemias e pandemias, e do novo Coronavírus. O Projeto de Lei nº 257/2020 trata da Força Estadual da Saúde do Paraná, que deve atuar em situações de emergência e calamidade, como a que vivemos hoje com a pandemia do Coronavírus. A proposta, que envolve colaboradores da área da saúde previamente cadastrados, foi idealizada para agir em casos de epidemias, pandemias, desastres, catástrofes e eventos de massa com apoio técnico aos municípios.

Deputado foca mandato na saúde das pessoas

Outras propostas apresentadas foram o Projeto de Lei nº 478/2020, que altera a Lei nº 16.385, de 25 de janeiro de 2010, que institui o Programa Leite das Crianças, tendo por objetivo estender o fornecimento de leite para crianças que completaram três anos (36 meses) em meio a vigência do decreto legislativo que reconheceu o estado de calamidade pública. O Deputado Subtenente Everton também é co-autor do Projeto de Lei nº 098/2021, que trata das diretrizes para aquisição e distribuição de vacinas contra a Covid-19 no Paraná e do Projeto de Lei nº 125/2021, que estabelece o Vacina Para Todos, para possibilitar doações para a aquisição de vacinas contra Covid-19 e dedução fiscal em ICMS.

Saúde nos municípios

Conhecedor da realidade dos diferentes municípios do nosso Estado, o deputado também é autor do Projeto de Lei nº 342/2021, que insere dispositivos na Lei nº 15.608, de 16 de agosto de 2007, que estabelece normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná. Esta proposta tem como principal objetivo zerar a fila de saúde especializada do SUS por meio de um mecanismo legal que vai proporcionar segurança jurídica a estes profissionais da Saúde Pública. É de autoria do parlamentar o Projeto de Lei nº 545/2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade da rede pública e privada de saúde do Paraná de realizar em recém-nascidos exames destinados a identificar a doença Atrofia Muscular Espinhal – AME e do Projeto de Lei nº 527/2020, que trata da inclusão da dosagem de vitamina D, no rol de exames de rotina solicitados nas unidades de Saúde, a respectiva dispensação do medicamento entre outras providências.

Sobre as propostas para a garantia da saúde, o Deputado Estadual Subtenente Everton comenta ainda que “as nossas propostas, dentro do mandato, é ampliar o diagnóstico de várias doenças raras e deficiências para que as crianças e adolescentes recebam tratamento adequado com o objetivo de se desenvolverem de forma saudável. Temos também o projeto para zerar a fila especializada de saúde do SUS, porque sabemos que existem famílias a espera de consulta a mais de um ano, e o Poder Público precisa ampliar a quantidade de médicos especialistas. Neste período de pandemia, estamos trabalhando sempre com a prevenção da Covid-19 e das demais doenças”, enfatiza o parlamentar.

Confira nossas cartilhas que tratam da saúde e qualidade de vida

Projetos de Lei buscam qualidade de vida aos paranaenses

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support