Nesta segunda-feira (20), com início às 19h, acontece a primeira palestra do Webinário ´Apaes em Ação: Mobilizando Conhecimentos para a Inclusão´, com o tema ´Retrospectiva Histórica das Apaes do Paraná´. A palestra vai ser ministrada pela presidente da Federação Estadual das Apaes do Paraná (FEAPAES/PR), Neuza Soares de Sá, e a transmissão será realizada pelo canal do Youtube Subtenente Everton Paraná. Vale lembrar que o Webinário: Retrospectiva Histórica das Apaes do Paraná é promovido pela Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com inscrição gratuita e a certificação terá a carga horária total de 12h.
No Brasil a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) surgiu em 1954, no Rio de Janeiro. Em 1962, foi fundada a primeira Apae do Estado do Paraná, em Curitiba. A instituição desde seu início tem como propósito de atender pessoas com deficiência intelectual e com deficiências múltiplas. Cabe ressaltar que as associações fazem parte da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e das federações estaduais.
O objetivo da primeira palestra será abordar a trajetória histórica das Apaes no Paraná. Sobre a importância em conhecer a história das Apaes, o Deputado Estadual Subtenente Everton comenta que “as Apaes são essenciais na promoção da inclusão de pessoas com deficiência e na educação especial, e por esses motivos a presidente da Federação Estadual das Apaes, Neuza de Sá, vai explicar para nós, na primeira palestra do seminário, a origem e trajetória das Apaes no Paraná e as ações desenvolvidas pela Federação Estadual das Apaes em prol da inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, destaca o parlamentar.
Neuza Soares de Sá, presidente da Federação Estadual das Apaes do Paraná (FEAPAES/PR)
Neuza Soares de Sá é formada em Pedagogia, com especialização em Educação Especial. Atuou como professora do Centro Educacional João XXIII e do curso de especialização da Faculdade Estadual de Cornélio Procópio. É presidente da APAE de Ibiporã e da Federação das APAEs do Estado do Paraná. Atua como chefe do Departamento de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Atualmente, também participa do Conselho Consultivo da Federação e faz parte do Conselho Consultivo da APAE.