Nesta quarta-feira (22) teremos a segunda palestra ministrada pela Profa. Dra. Dayse Carla Genero Serra”, com o tema Avaliação da suspeita de TEA – 0 a 44 meses. Com início às 20h30, o evento faz parte do Workshop “Avaliação Interdisciplinar da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista: Teoria e Prática para Inclusão”. Vale lembrar que as palestras do Workshop: Avaliação da suspeita de TEA serão transmitidas no canal do Youtube Subtenente Everton Paraná.
A série de palestras da professora Dayse Serra, de um total de três, têm o objetivo de abordar a utilização dos instrumentos específicos para avaliação da suspeita do transtorno do espectro autista dos primeiros meses de vida. Para o Deputado Subtenente Everton, Coordenador da Frente Parlamentar de Apoio a Primeira Infância, a avaliação do TEA nos primeiros anos de vida busca “sanar a suspeita do autismo no período compreendido entre zero e três anos, sendo importante na busca da melhora do desenvolvimento dessas crianças. Esse período é o mais adequado para verificar o nível de autismo de cada criança, e sobre esse assunto que será abordado pela professora Carla Serra”, enfatiza o parlamentar.
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável. Trata-se de um transtorno pervasivo e permanente, não havendo cura, ainda que a intervenção precoce possa alterar o prognóstico e suavizar os sintomas. Além disso, é importante enfatizar que o impacto econômico na família e no país, também será alterado pela intervenção precoce intensiva e baseada em evidência. O TEA tem origem nos primeiros anos de vida, mas sua trajetória inicial não é uniforme. Em algumas crianças, os sintomas são aparentes logo após o nascimento. Na maioria dos casos, no entanto, os sintomas do TEA só são consistentemente identificados entre os 12 e 24 meses de idade