A Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), coordenada pelo Deputado Subtenente Everton, tem como proposta tratar de assuntos específicos de interesse da sociedade, com a finalidade de aprimorar as políticas públicas que permeiam o tema. A inclusão escolar das pessoas com deficiência sensorial, transtorno do espectro autista e com altas habilidades/superdotação, junto aos demais estudantes é, ainda, um grande desafio. Logo, tendo em vista os direitos iguais de acesso ao conhecimento a este público, a Frente Parlamentar da Primeira Infância em cooperação com a Faculdade Sant’Ana de Ponta Grossa e o Instituto Diversa Observatório da Inclusão promovem o Webinário “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!” Para tanto, promovem este espaço de reflexão em torno da temática inclusão educacional na área da infância e juventude, o qual incentiva pesquisadores, professores, profissionais de áreas afins e gestores públicos na ampliação e qualificação de práticas pedagógicas ligadas à inclusão educacional.

O Evento

A plataforma de transmissão será a Streaming, e cada palestrante terá 1h30min para explanar o seu tema e 30 minutos para perguntas. O Webinário “NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!” será composto por 3 (três) palestras com carga horário de 2 (duas) horas cada uma, e uma mesa redonda com duração de 2h, perfazendo 8h de curso conforme o cronograma.

Temática

Dia 15 de Abril - às 19h - ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM TEA
Assista o Webinário
Dia 23 de Abril - às 19h - ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS
Assista o Webinário Download do Alfabetização em Libras em ppsx
Dia 27 de Abril - 19h - MESA REDONDA: ALFABETIZAÇÃO, NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!
Assista o Webinário
Para o acesso, as palestras serão disponibilizadas no canal do YouTube do Subtenente Everton Paraná, bem como o formulário de validação da presença. A mediação será realizada pelo Deputado Estadual Subtenente Everton Marcelino de Souza. O evento é gratuito. A Certificação será fornecida pela Faculdade Sant’Ana.

Público
Professores da Educação Básica, Educação Superior e profissionais que atuam no âmbito da Saúde, Educação, Assistência Social e acadêmicos de áreas afins. Aberto também para pais e familiares de PCDs.

“ALFABETIZAÇÃO, NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!"

ALFABETIZAÇÃO EM BRAILLE
Data: 08 de Abril Início: 19 horas Palestrante - Professora Francisley Pimentel Fagundes, Pedagoga e Especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal do Ceará. Possui qualificação na área da deficiência visual, atuando como professora do Sistema Braille e estimulação essencial no Centro de Atendimento Educacional Especializado Nova Visão - Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (APDEVI) em Ponta Grossa. Temática - Estimulação essencial; Plasticidade cerebral; Estimulação sensorial. Origem do Sistema Braille e o Sistema Braille no Brasil.

ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM TEA
Data: 15 de Abril Início: 19 horas Palestrante - Professora Dra. Dayse Carla Genero Serra, Doutorado em Psicologia pela PUC/Rio, Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC/Rio, Especialização em Orientação Educacional pela FAHUPE e Graduação em Pedagogia pela UFRJ. Professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de Educação Especial e Inclusiva e Psicologia. Temática - Avaliação das competências e habilidades que envolvem a leitura e a escrita; Habilidades necessárias ao processo de alfabetização; Métodos de alfabetização para crianças com TEA; A importância da consciência fonológica no processo de alfabetização.

ALFABETIZAÇÃO EM LIBRAS
Data: 23 de Abril Início: 19 horas Palestrante - Professora Ma. Rúbia Carla da Silva: Bacharelado em Letras e Libras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com Licenciatura em Letras pela UEPG. Especialização em Educação Especial e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Doutoranda em Linguística (UFSC). Professora de Libras e coordenadora da área de Libras pelo Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da UEPG. Temática - Conhecimento sobre Libras enquanto Língua e Processo de Alfabetização em Libras.

MESA REDONDA: ALFABETIZAÇÃO, NADA SOBRE NÓS SEM NÓS!
Data: 27 de Abril Início: 19 horas COMPOSIÇÃO DA MESA ➢ Professor Dilson Aparecido Marques, Graduado em Pedagogia, Letras Português e Libras. Especialista em Libras. Professor na Escola Bilingue Geny de Souza Ribas e na Faculdade Sant’Ana.

Questões a serem abordadas:
1. Enquanto professor, quais os principais desafios de alfabetização de pessoas com surdez?
2. O trabalho que você desenvolve com essas crianças tem um bom retorno? Digo, pedagogicamente.
3. Como a família pode atuar de forma que venha contribuir com o processo de alfabetização em Libras? Aliás, qual é o papel da família?
4. O que você considera como “tabu”, no que diz respeito a alfabetização de crianças surdas? Algo que você enquanto pedagogo e professor de Libras diria: Não é bem assim.
5. Como avalia a alfabetização em Libras no Brasil?
6. Sabemos que a legislação brasileira ampara a sua inclusão escolar e social. Entretanto, entre o real e o ideal há uma distância. Como você vê a preparação dos professores para a efetivação desta inclusão?
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support